16 de janeiro de 2016

A bagagem que preparo para o meu filho.

Tenho visto, lido e acompanhado tantas mães (e pais) preocupados com o tipo de educação escolar que darão aos seus filhos, qual escola matricular baseado nisso ou naquilo, quais atividades farão, que esporte praticarão, os brinquedos que ganharão, se irão para o inglês primeiro ou para o espanhol ou para os dois.
Sempre que me deparo com essas questões percebo o quanto sou desencanada com essas coisas, talvez relax demais. Porque nada disso me preocupa. 
Quer dizer, claro que quero uma boa escola para o meu filho e que ele tenha uma bagagem bacana de conhecimento, de cultura. Porém essas bagagens não são adquiridas somente na escola, nos cursos, nas lojas. Vai muito além.
Essa bagagem tão almejada é adquirida na sala de aula? Sim. No ginásio esportivo? Sim. Nos cursos? Sim. 
Mas também no dia a dia: num passeio ao parque ou na ida ao mercado, em uma festinha de aniversário e um almoço de domingo, em uma viagem, no cinema, no teatro, na sala assistindo TV com a família, numa briga com os irmãos/primos/amigos, na lama no quintal, na piscina do play, no parquinho, no carro, no ônibus, no taxi. Em uma manhã de sol olhando o mar, uma tarde chuvosa olhando pela janela de casa, numa noite fria dividindo a cama dos pais. No olhar, no toque, no abraço, no convívio. No amor. No ser. No estar. No fazer.
Então cabe a mim ser a melhor mãe e pessoa que posso ser.
Não quero a escola mais famosa, mais bonita, que envie mais atividades para casa, ou que nunca envie atividades para casa, que faça as festas mais produzidas.
Quero a escola que escute os pais e principalmente os alunos, que os perceba, conheça e respeite.
E acima de qualquer outra coisa minhas duas grandes preocupações com João Miguel, o que eu mais desejo e pelo qual batalharei com todas as forças são: que ele seja feliz e bom caráter. 
Um cara bacana, educado, gentil, com boa índole. Que sorria com os lábios e com os olhos. Que olhe para o próximo com respeito e compreensão. Que tenha compaixão. 
Que lute pelo o que quiser com integridade. Que aja com decência. 
Que seja o que quiser ser desde que seja com verdade, com coração.
E que assim seja. Amém. 






2 comentários: